HS Manutenção

29dez/13

Programa Potencialmente Indesejado, o que são PPI/PUP/LPI

        


A Programa Potencialmente Indesejado (PPI), ou do inglês PUP (potentially unwanted program), ou ainda do francês LPI (logiciels potentiellement indésirables),  estes  programas que podem ser indesejados, mas ainda são baixadas e instalados pelo usuário em conjunto com um programa que o usuário (você) quer. Os PPI incluem spyware, adware, dialers e toolbar muitas vezes são empurrado como ‘extras’ nos programas.

troia

Geralmente é um programa gratuito, que como forma de arrecadar fundos (dinheiro) aderiu a uma rede de PUPs/LPIs. A questão é que estes editores geralmente têm políticas bastante agressivas, chegando a ser as vezes enganadora para instalar esses programas, o usuário é enganado e instalar esses programas sem saber o que em troca, eles quer ganhar popups de publicidade ou toolbar (barra de ferramentas ou de comparação de compras), que muitas vezes deixam computador "parecendo uma carroça".

O termo foi criado por McAfee, empresa de segurança Internet, porque as empresas de marketing, rede de PUPs/LPIs, se opuseram a ter seus produtos chamados de "spyware", na visão dessas empresas, todas as informações necessárias para o consentimento informado é incluído no acordo de download. É amplamente reconhecido, porém, que muitos, se não a maioria dos usuários não conseguem ler um acordo de transferência em detalhes suficientes para entender exatamente o que está baixando.

McAfee diferencia PUPs de outros tipos de malwares (tais como vírus, trojan, e worms) quando o usuário permite a instalação, muitas vezes sem ler ou conhecer o idioma inglês, ACEITANDO/assumidos.

Os PUPs/LPIs são na maior parte barras de ferramenta que modificam os parâmetros do navegador WEB (página de Inicio e página de busca).

Exemplos : Searchqu, Bandoo ou seearch.com

Em geral, os internautas, um pouco ingênuos ou amantes do botão "próximo" (next), instalam estes programas sem compreender muito aquilo que se esconde por trás dos "Eu aceito" (I agree).

Exemplo de PUP Mobogenie, em conjunto com a instalação do PhotoScape

Exemplo de PUP Mobogenie, em conjunto com a instalação do PhotoScape

Depois que as configurações  tenham sido alterada, o usuário quer recuperar suas configurações antigas, mas não pode (ou sente dificuldade) como o PUPs / SIPA tendem a forçar suas páginas de início (isso gera tráfego e retornos à mesma pagina), que é inconveniente para o usuário.

Como pego

  • Oferecido através de programas livres - na verdade, os editores da PUPs são programas gratuitos, incluindo a adição de seus próprios e os redistribuem;
  • Pelos links de motores de busca comercial - em informática, esses links comerciais devem ser evitados, eles sempre levam a spams;
  • Sites de downloads criados para distribuir programas gratuitos empacotados com a adição destes PUPs;
  • As falsas mensagens de atualização de software, como é o caso com do falso plugins VLC no streaming de sites.

Assim, é conveniente para o usuário, indiscutivelmente, da um mínimo de atenção ao que ele instala em seu PC e ler no programa de instalação o que é proposto. Em particular, é altamente aconselhado recusar qualquer programa adicional. 

Mais uma vez, instalar um programa não é uma operação trivial, que pode causar erros e acúmulo de programas instalados (que tendem a começar durante a inicialização do PC) é a principal razão para lentidão do computador.

Leia mais

Remover PUPs

  • Adicionar aos favoritos
  • RSS
  • Imprimir
  • del.icio.us
Comentários (2) Trackbacks (0)
  1. Muito obrigado por fazer esse artigo a maioria dos sites só quer falar como remove e não fala o que ela é.

  2. Otima materia .


Leave a comment

Sem trackbacks