HS Manutenção

19dez/14

Melhorando a duração da bateria de seu dispositivos Eletrônicos

        


Hoje vou abordar um assunto de interesse de muitos usuários, como melhorar a duração da bateria de seus dispositivos. Após observar que meu Samsung S4 estava descarregando mais rapidamente que o normal, fui a internet e busquei sobre o assunto, encontrei vários site sobre como ‘calibrar’ a bateria, seja apagando arquivo no Android, via app, mas observei em alguns sites um procedimento simples que daria conta da tarefa, confesso haver realizado e notado uma melhora, é por esta razão que compartilho com vocês.

CalBatEle-01A maioria dos dispositivos portáteis possuem bateria de íons de lítio (li-ion) ou simplesmente lítio (seja um seu Smartphone, notebook ou gadget, de que marca for Apple, Samsung, Sony, LG, etc), além disso possuem, na maioria dos casos, um chip ou circuito, também chamado SMBus , que controla o estado da bateria, que é a chave do bom funcionamento dela.

As baterias de íons de lítio armazenam o dobro de energia que uma bateria de hidreto metálico de níquel (ou NiMH) e três vezes mais que uma bateria de níquel cádmio (ou NiCd). Outra diferença da bateria de íons de lítio é a ausência do efeito memória (não vicia), ou seja, não é preciso carregar a bateria até o total da capacidade e descarregar até o total mínimo, ao contrário da bateria de NiCd.

Mas, sempre tem um mas, este tipo de bateria apresenta uma perda na capacidade de armazenamento em função da temperatura, além de necessitarem de calibração periódica, também conhecida self-calibrating. Isso é lamentável, mas é necessária para corrigir o erro que se desenvolve entre a parte química (lítio) e digital (chip) ao longo de muitos ciclos de carga e descarga. Os engenheiros de bateria dizer brincando que "Li-ion nós livrou de memória e SMBus acrescenta memória digital." (em tradução livre)

Perda permanente da capacidade X condições de armazenamento
Condições de armazenamento 40% carga 100% carga
0 °C 2% de perda depois de 1 ano 6% de perda depois de 1 ano
25 °C 4% de perda depois de 1 ano 20% de perda depois de 1 ano
40 °C 15% de perda depois de 1 ano 35% de perda depois de 1 ano
60 °C 25% de perda depois de 1 ano 40% de perda depois de 3 meses

Calibrando a bateria

Existem muitas formas de calibrar uma bateria e também muitas opiniões sobre o assunto, mas vou comentar sobre uma forma que encontrei no Battery University e no iPadDicas e que realmente se demonstrou funcional no teste que realizei.

Use seu dispositivo até o termino da bateria, seu dispositivo se desligará sozinho e não ligará mais, deixe-o descansar por aproximadamente 3 ou 4 horas, não faça nada com ele, logo depois coloque-o para carregar (pode demorar até ele começar a responder), quando a bateria tenha ficar cheia (100%) não desconecte, deixe por um pouco mais de tempo, umas duas ou três horas a mais. A bateria estará calibrada.

Segundo o site é ainda recomendável uma calibração a cada três meses ou após 40 ciclos de descarga parcial, ou seja, repita esse processo uma vez a cada 1-3 meses.

Uma dica adicional para os notebooks é que após o desligamento por bateria baixa, você deve conectar o carregador nele, e clica no botão ligar, após isso fica clicando na tecla F8 para entra na tela de Opções de Inicialização avançada, ou simplesmente, tela do modo de segurança do Windows.

Tela modo de segurança

Tela modo de segurança

Após estar nesta tela, desconecta-se o carregador/fonte e deixa a o notebook desligar novamente por fim de bateria, ai é que faz o processo de calibragem com o descanso por 3 ou 4 horas... conforme descrito anteriormente.

Outra recomendação minha, carregue a bateria durante a noite, e de preferência com o dispositivo desligado ou no modo avião, dessa forma você assegura que completará a carga ao 100%, e terá o dia para usufruir da carga realizada.

Há ia me esquecendo, se desligar o dispositivo para carregar a bateria durante a noite, ligue o mesmo antes de desconectar da tomada e deixe uns 10 min, pois geralmente ao se ligar um dispositivo, boot, o mesmo executas as tarefas tipo autorun ou auto-inicializar que geralmente são fechadas por inatividade, ou por alguns app ou função de economia de energia.

Espero que tenha ajudado você, como me ajudou! Você tem um seu segredo para que a bateria dure mais? Compartilhe conosco.

  • Adicionar aos favoritos
  • RSS
  • Imprimir
  • del.icio.us
Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Leave a comment

Sem trackbacks