HS Manutenção

6jan/15

Computador perdido ou roubado? Conheça programa para rastrear

        


Os computadores portáteis tornaram-se ferramentas poderosas para quem precisa contar com um equipamento que possa ser levado a qualquer lugar. Porém, ninguém está livre de perder o equipamento, seja em situação de roubo, extravio ou esquecimento.

Dependendo da importância dos arquivos contidos nele, o prejuízo maior não é nem o valor da máquina, mas as informações armazenadas. Para prevenir, valem os cuidados de sempre, mas que tal contar com alguns aplicativos gratuitos que possam disponibilizar os arquivos mais importante na nuvem e disponibilize a localização do computador num serviço na internet!

Notebook-Roubado

Neste artigo irei falar sobre dois programas o DropBox (ou similares), é um serviço para armazenamento e partilha de arquivos, baseado no conceito de computação em nuvemW (cloud computingW) e o Prey Project, um aplicativo que permite rastrear o computador em caso de perda. Ambos os programas são de código aberto e podem ser instalado no Windows, Linux, Mac e Android.

Dropbox

O Dropbox é atualmente um dos serviços de armazenamento de dados em nuvem mais popular. Seu modelo de negócios favorece as pessoas que divulgam o site, oferecendo espaço em troca de indicações, se for cadastrar clica aqui,  dessa forma, o usuário começa com 2 GB, podendo chegar a 18 GB. Sua presença nos dispositivos móveis também é notável, pois ele oferece suporte às plataformas Android, do Google, e iOS, da Apple, ao mesmo tempo. A interface do produto é semelhante ao gerenciador de arquivos do Windows, o que facilita a adoção do serviço. Também é possível adquirir mais espaço pagando um valor mensal ou anual, 1 TB (1.000 GB) de espaço sai por apenas US$9,99/mês ou US$99/ano.

Começa se cadastrando no website www.dropbox.com e baixando e instalando o aplicativo. Ao se instalar o programa ele cria uma pasta no seu documento chamada "Dropbox", ai basta mover os arquivos mais importantes para dentro desta pasta, que ele sincroniza automaticamente com a nuvem, claro, só será possível quando ele estiver conectado à internet. Abrindo e salvando o referido arquivo ele sincronizará automaticamente com a nuvem e demais dispositivos conectados a sua conta.

Pasta Dropbox

Pasta Dropbox

Outras vantagens estão no compartilhamento de arquivos entre os usuários, algo que torna o Dropbox indispensável para estudantes e profissionais que lidam com a constante troca de arquivos, e sem falar no backup automático, versões anteriores, que podem ser acessado e restaurado via interface web (website)

Acessando versões anteriores

Acessando versões anteriores

Restaurando uma versão anterior

Restaurando uma versão anterior

Diante do exposto a ferramenta e bastante útil em caso de pane, perda ou roubo do notebook, em um deste casos você sempre terá seus arquivos a um clique!

Prey

 

O aplicativo permite rastrear o computador em caso de perda. A localização do equipamento fica disponível num serviço na internet, em que o usuário deve estar cadastrado previamente. A modalidade gratuita permite que sejam adicionados até três equipamentos para o monitoramento. Caso seja necessário adicionar mais computadores, é possível contar com a modalidade paga.

O instalador do Prey Project pode ser baixado no site do fabricante. Escolha a opção de download correspondente ao sistema operacional no computador a ser rastreado. Durante o processo de instalação, é necessário criar um usuário para acessar o painel de monitoramento no site. Esse usuário poderá ser adicionado em outras duas instalações de computadores, que também poderão ser rastreados. Para usuários do sistema operacional Windows, pode ser necessário autorizar a execução do aplicativo nos programas de segurança. Ao término da instalação, o agente de rastreamento ficará ativo e irá se reportar a cada 10 minutos ao painel de monitoramento. O tempo de envio da posição pode ser personalizado para cada equipamento.

Para acessar as configurações de usuário e verificar a situação dos computadores que estão sendo rastreados, basta acessar o site e autenticar no sistema. Já na página inicial ficam visíveis as máquinas monitoradas. Para definir configurações avançadas ou notificar a perda, é preciso clicar sobre a imagem corresponde ao dispositivo.

Notebook-Roubado_04

Tela inicial

O sistema só irá gerar relatórios de rastreamento quando o usuário alterar o status do dispositivo para “missing”. Nessa mesma tela é possível definir a periodicidade de coleta de dados.

Notebook-Roubado_05

Ativando o rastreamento

Informações de hardware do dispositivo

Informações de hardware do dispositivo

Nos notebooks que possuírem webcam, durante o processo de coleta, o programa faz fotografias, a fim de registrar o rosto do usuário que está acessando o equipamento indevidamente. Além disso, o software registra informações sobre as configurações da rede, programas em uso e arquivos alterados.

Após definido como perdido, o programa irá enviar para página de monitoramento o relatório contendo as informações que foram configuradas. Nele também será enviada a localização usando serviço o Google Maps. A precisão do rastreamento impressiona. O relatório também é enviado para a conta de e-mail cadastrada pelo usuário.

Vale salientar que, para o Prey Project funcionar, o equipamento perdido não pode ter sido formatado e a sua localização só será possível quando ele estiver conectado à internet. Três dicas:

  • Instalar o Prey lugar diferente do "Arquivos de Programas" (C:\Program Files)
  • Criar uma senha para seu usuário usual e configure para solicitar a senha ao iniciar;
  • Criar e deixar ativo um usuário visitante, sem senha, desestimular a formatação num primeiro momento. Afinal, é muito provável que quem estiver com o equipamento irá tentar usá-lo e, se estiver acessível, talvez a formatação nem ocorra.

 

  • Adicionar aos favoritos
  • RSS
  • Imprimir
  • del.icio.us
Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Leave a comment

Sem trackbacks