HS Manutenção

17mar/12

Como instalar o certificado ICP-Brasil no Mozilla Firefox

        


Quando você se deparar com esse erro com o certificado digitalW, ao entrar na página da Caixa Econômica Federal, Conectividade Social ICP, Receita Federal e outros utilizando o Mozilla FirefoxW:

ff_CEF_01

Página de erro certificado

Para resolver tal erro siga este procedimento abaixo:

Observação: Se você instalou o certificado e mesmo assim voltou a aparecer a tela acima, você terá de apagar o perfil do Mozila Firefox, abra o Windows Explorer e digite "%APPDATA%\" (sem aspas), renomeie a pasta "mozilla" para "mozilla.old". Lembre-se que este procedimento volta as configurações originais de instalação do aplicativo, portanto faça um backup do seus favoritos.

Para Baixar os certificados temos três opções:

Observação aos leitores: Peço a gentileza de comentarem qual opção funcionou para vocês e qual era o objetivo, para poder retirar a que estiver com problema. Ex:  "Funcionou a primeira opção site da caixa", "Funcionou a terceira opção para a conectividade social icp", etc...

1) Site Caixa

1.1) Estando seu Mozilla Firefox aberto no campo de endereço, digite: (ou clique neste endereço) http://www.certificado.caixa.gov.br /possuo/download/index.asp como mostra a figura abaixo:

ff_CEF_02

1.2) Role a pagina ate a parte mostrada na figura acima e clique, um-a-um, nos cinco botões de salvar, deve aparecer a uma imagem com essa, marque a primeira opção e clique em ok;

ff_CEF_03

1.3) Feito isso a pagina do Internet Banking deve carregar normalmente;

ff_CEF_04

Página Carregada normalmente

1.4) Mesmo assim a Caixa ainda obriga a instalar o tão odiado plugin bancário G-Buster, da fabricante brasileira GAS Tecnologia, para tanto você entra com seus dados de usuário e vai ser redirecionado para a pagina a seguir (não adianta digitar o referido endereço Firefox ele vai te redirecionar para a pagina do usuário);

ff_CEF_05

1.5) Clique em Concordo e baixe o aplicativo, feche o firefox e o execute a partir do local onde o mesmo foi salvo;

ff_CEF_06

1.6) O aplicativo instalar o plugin;

ff_CEF_07

1.7)  Ao terminar(o mesmo pode pedir para reiniciar antes e/ou após o termino de sua instalação) clique em fechar e abra o Firefox para acessar o sua conta bancária da caixa.

ff_CEF_08

2) Site Certisign

2.1) Estando seu Mozilla Firefox aberto no campo de endereço, digite: (ou clique neste endereço) http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/v2 como mostra a figura abaixo:

2.2) Clique em "Atualize seu Navegador (Download das cadeias Completa)";

2.3) A janela Abrir "ICP-V2c.p7b" aparecerá, clique no botão OK para iniciar o download do certificado;

2.4) Quando terminar o processo de download do certificado, feche esta janela;

2.5) No Firefox clique em Ferramentas » Opções como mostra a figura abaixo;

2.6) A janela Opções abrirá, clique em Avançado » Criptografia » Certificados, como mostra a figura abaixo;

2.7) A janela Gerenciador de Certificados, aparecerá, clique no botão Importar ;

2.8) Automaticamente a tela de Seleção de arquivo do download realizado aparecerá, com o pacote de certificação, na opção Arquivos do tipo, selecione Todos os arquivos;

2.9) Clique no arquivo ICP-V2c, seguido depois, clicando no botão Abrir, como mostra a figura;

2.10) Na janela Recebendo o certificado, habilite a primeira opção Considerar confiável esta CA para identificar sites e clique no botão OK;

2.11) Aparecerá o seguinte Alerta, clique no bortão OK;

3) Site Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

3.1) Tal procedimento é uam alternativa para a versões Alpha e Beta do Firefox, conforme erro relatado pelo internauta André Rocha. Estando seu Mozilla Firefox aberto no campo de endereço, digite: (ou clique neste endereço) http://www.iti.gov.br/index.php/icp-brasil/repositorio, como mostra a figura abaixo:

3.2) Clique no link do passo 6 da referida pagina, conforme figura acima, e mande salvar o arquivo "v1_v2_v3_msie.p7b", conforme itens anteriores 2.3 e 2.4.

3.3) Quando terminar o processo de download do certificado, feche esta janela;

3.4) Execute os itens 2.5 a 2.11 utilizando o arquivo "v1_v2_v3_msie.p7b".

Bônus: Receita Federal

Após algumas resposta via email acrescentei este item!

Se você esta tentando acessar o eCAC (Centro Virtual de Atendimento) da Receita Federal e esta aparecendo o erro do certificado digital acesse http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/CadeiaCertificados.htm e instale os certificados clicando nos três links da pagina que foi aberta.cert_ff_019

Para cada link aberto deve aparecer a uma imagem com essa, marque a primeira opção e clique em ok;

ff_CEF_03Após instalar os três certificados volte

Artigo original Sintese.com

Atualizado em 08-11-2013

 

 

  • Adicionar aos favoritos
  • RSS
  • Imprimir
  • del.icio.us
Comentários (5) Trackbacks (0)
  1. ainda não solucionei este problema no meu pc referente ao erro no site da caixa vc pode me passar essa carta na manga..rs

  2. E para o Firefox no 23 Mac osX 10.8? Qual a solução? Tem mais de um mês que tento resolver sem sucesso. Existe algo que eu possa fazer? Obrigada

    • Cara Leticia, no meu Mac OSX 10.8.4 e com o Firefox 23.0.1, fiz pelo Site Caixa (opção 1) e funcionou de primeira, lembrando que depois ele pede para instalar o modulo adicional da caixa:
      Modulo adicional

      Caso ainda não consiga, via Finder abra a “Ir para pasta”, digite ~/Library/Application Support/ (ou ~/Library/Mozilla/) e renomeie a pasta “Firefox” para “Firefox.old”. Lembre-se que este procedimento volta as configurações originais de instalação do aplicativo, portanto faça um backup do seus favoritos.

      Tente a opção 01 novamente

  3. Olá para tods!

    Fiz o seguinte:
    Baixei os malditos instaladores do site do banco para rodar sem ser pelo browser e também o certificado (ICP-Brasil v2.cer). Os instaladores via browser sempre davam algum erro e nunca dava certo. Ora parecia que funcionaria, mas no final nada….

    Daí, depois, procurando e muuuito na internet, cheguei até vocês onde foi falado de renomear a pasta do Mozilla para final “.OLD”, detalhe que em vezes anteriores não me havia pensado de realizar tal ação.

    Muito bem! Ao fazer isto, instalei o certificado baixado e abri o Mozilla. Digitei o endereço que estava antes dando erro de bad request (invalid hostname).

    Na nova tentativa o site carregou (eeehhhhhh) e depois fui pro usuário e senha. Nem eu acreditei que a página carregou! Fiquei mega contente com o resultado.

    Espero que o comentário possa ser útil e ajudar a outros demais que estão com problema. Eu demorei cerca de quase 2 semanas para ver este assunto ser resolvido.

    E, um conselho. Não liguem no suporte técnico da CEF. É muito fraco! Liguei na noite anterior no telefone que constava e infelizmente muito a desejar o primeiro nível de atendimento. O cara não sabia se quer o nome do browser do Google e a orientação, formatar a máquina…Enfim, espero que possa ajudar aí, assim como as instruções que vi por aqui e em outros tantos lugares me possibilitaram chegar ao resultado que tanto queria.

    Sucesso!

  4. ok muito bom


Leave a comment

Sem trackbacks